SI INOVAÇÃO EMPRESARIAL
Designação do projeto | SMART FACTORY MOMSTEEL 4.0
Número do projeto | 027687
Código da operação|CENTRO-02- 0853-FEDER- 027687
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Centro – Concelho Abrantes
Entidade beneficiária | MOMSTEELPOR, S.A.
Data de aprovação | 22-11- 2017
Data de início | 15-05- 2017
Data de conclusão | 14-05- 2019
Custo total elegível | 1.761.990,01 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 880.995,01 EUR
Objetivos, atividades e resultados
Objetivos estabelecidos:
- Criar a Smart Factory MOMSTEEL 4.0 corroborando o ADN da empresa na inovação permanente para conquista da liderança em tecnologia, inovação e competitividade no segmento onde atua;
- Capacidade de resposta às necessidades da procura externa, para a qual será determinante a aposta em tecnologias core da I4.0, equipamentos produtivos “state of the art”, inteligentes e conectados, telemetria e metodologia LEAN que, no seu conjunto, irão alavancar a capacidade produtiva e economias de escala que, por sua vez, viabilizarão um menor time-to- market;
- Aumento do valor para o cliente a partir da melhoria contínua nos métodos e práticas de trabalho, organizacionais e nas relações externas;
- Envolver os recursos humanos num projeto comum (na cultura/no projeto MOMSTEELPOR), para atingir níveis mais elevados de satisfação que se traduzam no aumento de produtividade;
- Focus na presença no mercado externo, apostando na diversificação de mercados.
Atividades programadas:
- Intervenções ao nível das infraestruturas físicas que passam pela ampliação da área de:
Produção – Nave 1, para colocação da inovadora Linha de Corte e Furação FICEP;
Produção – Nave 2, para criação de 7 células de trabalho LEAN 4.0, do parque de materiais, para implementação de 5S (LEAN);
Expedição -Nave 3, para criação de células de expedição LEAN|4.0; - Volume significativo de investimento em tecnologias core da I4.0 e em equipamentos produtivos de alto teor tecnológico;
- Investimento em solução multimédia de comunicação com os clientes;
- Engagement dos RH para aumento da produtividade, implementação de ferramentas organizacionais que irão assegurar novas práticas e métodos de trabalho no âmbito da metodologia LEAN, e ainda estruturar atividades que traduzirão formas inovadoras no relacionamento externo com os clientes.
Resultados a atingir:
- O plano de investimento preconizado vai permitir à MOMSTEELPOR um conjunto de impactos que permitirão atingir com confiança o nível de VN, EBITDA e VAB definidos;
- Atuação dirigida para o mercado global, assumindo como objetivos comerciais para o ano pós-projeto uma quota de exportações acima dos 80%.
Ações de comunicação executadas:
Plano-Comunicação-Comunicação-Interna
Plano Comunicação – Ícones Objetivos e Valores
Plano Comunicação – Sinalética Instalações
Plano-Comunicação-Comunicação-Audiovisual