MOMSteel lança projeto MOMSchool para formar jovens estudantes

A MOMSteel iniciou no dia 30 de outubro o projeto “MOMSchool – Learning to do” com um programa de ações realizadas na empresa para 16 alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Soldadura, da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.

Trata-se de um projeto de formação em contexto de trabalho que visa proporcionar aos jovens estudantes de cursos do ensino profissional e superior, ações de formação de curta duração, em contexto de trabalho, a realizar ao longo do ano letivo e em articulação com as escolas.

Filipe Marques, administrador da empresa, lançou esta iniciativa com o objetivo de potenciar a contratação de profissionais nas áreas de soldadura, serralharia, manutenção industrial e logística, face à escassez de mão-de-obra para trabalhar na empresa e na indústria em geral. “É necessário dar a conhecer aos alunos que estudam para desempenharem profissões técnicas, como se trabalha na MOMSteel, de modo a motivá-los para virem para a empresa quando concluírem as suas formações. E acabar com o estigma sociocultural que existe em Portugal de que trabalhar na indústria não vale a pena”.

Os alunos de Soldadura, acompanhados do professor da disciplina, tiveram oportunidade de realizar um dia completo de atividades na empresa: formação teórica em segurança e processos de soldadura, experiências em simulador de soldadura virtual e com aparelhos de soldar na produção.. Para além disso, puderam conhecer o modelo de organização e funcionamento da empresa, contactar e conversar com soldadores. No final, consideraram que foi “uma experiência única que lhes ensinou como é o mundo do trabalho”.

A MOMSteel premiou ainda com um estágio remunerado de três meses, os quatro alunos que obtiveram melhor desempenho no simulador de soldadura virtual.

O projeto MOMSchool vai agora prosseguir com novas experiências para estes alunos e com outras escolas, ao longo do presente ano letivo.