MOMSteel lança projeto MOMSchool para formar jovens estudantes

A MOMSteel iniciou no dia 30 de outubro o projeto “MOMSchool – Learning to do” com um programa de ações realizadas na empresa para 16 alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Soldadura, da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.

Trata-se de um projeto de formação em contexto de trabalho que visa proporcionar aos jovens estudantes de cursos do ensino profissional e superior, ações de formação de curta duração, em contexto de trabalho, a realizar ao longo do ano letivo e em articulação com as escolas.

Filipe Marques, administrador da empresa, lançou esta iniciativa com o objetivo de potenciar a contratação de profissionais nas áreas de soldadura, serralharia, manutenção industrial e logística, face à escassez de mão-de-obra para trabalhar na empresa e na indústria em geral. “É necessário dar a conhecer aos alunos que estudam para desempenharem profissões técnicas, como se trabalha na MOMSteel, de modo a motivá-los para virem para a empresa quando concluírem as suas formações. E acabar com o estigma sociocultural que existe em Portugal de que trabalhar na indústria não vale a pena”.

Os alunos de Soldadura, acompanhados do professor da disciplina, tiveram oportunidade de realizar um dia completo de atividades na empresa: formação teórica em segurança e processos de soldadura, experiências em simulador de soldadura virtual e com aparelhos de soldar na produção.. Para além disso, puderam conhecer o modelo de organização e funcionamento da empresa, contactar e conversar com soldadores. No final, consideraram que foi “uma experiência única que lhes ensinou como é o mundo do trabalho”.

A MOMSteel premiou ainda com um estágio remunerado de três meses, os quatro alunos que obtiveram melhor desempenho no simulador de soldadura virtual.

O projeto MOMSchool vai agora prosseguir com novas experiências para estes alunos e com outras escolas, ao longo do presente ano letivo.

 

 

 


MOMSTEEL fornece estruturas para unidade de fabrico de papel

A MOMSTEEL participou na construção de unidade industrial de fabrico de papel de grande dimensão, localizada em Aveiro. Este projeto, de elevada complexidade técnica, exigiu uma multiplicidade de alterações e adaptações em obra, com acompanhamento personalizado e superação de desafios permanentes, o que comprova que à eficiência é possível associar a flexibilidade e a colaboração – três valores que a MOMSTEEL preconiza e aplica.
Estruturas metálicas secundárias de fachadas, de travamentos, de lajes mistas e de suporte a unidades de AVAC foram fabricadas na MOMSTEEL Industry e montadas por uma empresa especializada, para além de escadas, corrimões e portões, num total de 230 toneladas de aço.

A nossa unidade de produção dispõe de uma capacidade de produção de 1.000 toneladas/mês, certificação ISO 9001, marcação CE EN 1090 e tecnologia de ponta referência no setor.

 

   

 


Concluída nova plataforma e pipe rack em fábrica de bebidas

O fabrico e montagem de uma plataforma para apoio de condensadores evaporativos e um pipe rack para sala de compressores, para uma unidade
industrial de produção e enchimento de bebidas, localizada em Vialonga, foram concluídos em agosto.
Trata-se de um projeto específico para a Indústria, fornecido pela nossa empresa em parceria com a Vaseca Metalomecânica Geral, Lda, especialista em manutenção industrial, planeamento, montagens mecânicas, montagens de tubagens industriais e de estruturas industriais.
Ao todo foram 67 toneladas de estrutura metálica standard, treliçada e serralharias, produzidas na MOMSTEEL.
Compromisso, rapidez e eficiência são a imagem de marca da MOMSteel Industry. Esta área de negócio da empresa está focada na otimização lean da produção, através de tecnologia de ponta e referência no setor, com uma permanente monitorização interna.


MOMSteel constrói centro de formação com fachada Bacacier 3 S dourada

O novo centro de formação da cidade napoleónica La Roche-sur-Yon, em França, foi construído este ano pela MOMSteel Constructions Métalliques e ficou pronto em agosto.
Esta obra comportou a execução de diferentes fases do projeto de construção – desde a estrutura metálica à cobertura, passando pelos isolamentos, caixilharias e uma singular fachada Bacacier 3S dourada que apresenta diferentes texturas e lhe confere um carácter distinto.
O edifício tem uma área de 530 m2.


MOMSTEEL CONSTRÓI COBERTURA DESLIZANTE INOVADORA

A piscina municipal de Champagny-en-Vanoise – França é, desde o final de 2017, um equipamento preparado para todas as estações do ano e único nos Alpes. Através de uma solução técnica inovadora, feita em parceria com a MOMSTEEL, esta monumental cobertura móvel é única nesta altitude. Não existindo nenhum produto comercial que atendesse às necessidades do projeto, a icmArchitectures e a MOMSTEEL projetaram um novo conceito, uma estrutura móvel composta por cinco arcos de policarbonato montados num sistema amovível que cobre as piscinas em apenas sete minutos.
A cargo da MOMSTEEL estiveram os trabalhos de dimensionamento e detalhe da estrutura, fabrico, galvanização e montagem.